sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Bom atendimento quase que extinção




Quando se  trabalha com o publico em geral  e  vendemos um produto ou serviço, queremos que o cliente tenha satisfação,  porque isso certamente nos trara benefícios imediatos ou  futuros.
Nem todo dia estamos zen e de bom humor, e ainda para ajudar, temos nosso problemas para gerar. Mas é importante lembrar  que  o cliente  nada tem haver com nossas insatisfações pessoais.
Tenho encontrado muitos funcionários que trabalham diretamente com o publico, mas parecem terem esquecido de pequenos gestos que certamente fazem uma grande diferença.
Na capital parisiense, expressões como  bonjour, je suis désolée e merci beaucoup, são freqüentes.
O que seria  normal, se a mesma qualidade de atendimento fosse dada  a turistas ou clientes em geral.

Educação e simpatia  não é somente dizer bom dia, sinto muito e muito obrigado, mas também ser amável, auxiliar quando for preciso e deixa-lo a  vontade para decidir sua compra ou a escolha do serviço.
Com certeza muitos pessoas ja ouviram  com descaso, frases decoradas como estas: Je suis desolée  je ne peux pas rien faire pour vous  ou ça ne c'est pas mon service. (sinto muito madame, mas eu  nada posso fazer por voce  ou este não é meu serviço) sinto isso na pele quase que diariamente e não sou turista.
A resposta em outras palavras traduzidas  seria algo como, te vira, não tenho nada com isso, não sou pago  para isso. As vezes ficamos até com receio de perguntar algo, completamente perdidos e sem  saber  a quem  se dirigir.
Como faço para saber o preço disso ? sim, porque nem sempre o preço esta afixado corretamente ou então, como funciona isso ? existem outros modelos? sim,  porque se quero experimentar ou comprar algo, preciso de informações e nem sempre estão  ao alcance do consumidor. E eu pergunto, o serviço é  de quem ?
Tudo bem, sabemos que existem maquinas para checar preços, para comprar tickets, auto service, mas e os turistas como fazem quando não entendem a língua de Moliére ? sim porque nem todo mundo esta disposto ou sabe  falar ingles ou qualquer outra língua do planeta que não seja francês. um pequeno detalhe, estamos na frança e aqui se fala francês. O que resulta  em  muitos  viajantes perdidos com  mapas e manuais  de bolso  a espera de uma boa alma que possa ajudar.
Eu sei que dar informações todo dia é cansativo, mas seria o trabalho de quem, se o serviço não é gratuito? Almoçar num restaurante, viajar de trem, metro, nossas compras no mercado, faturas de  telefone,  loja ou mesmo a  padaria da esquina, nada disso é gratuito. Queremos qualidade no produto, mas também no atendimento. Afinal se não fosse o cliente, o próprio funcionário  de vendas ou recepção não teria razão de existir. Seu serviço é auxiliar,  atender o cliente e fornecer as  informações necessárias. Ou então vamos acelerar, informatizar tudo e dar vagas as maquinas e robôs.
Claro que a culpa não é somente dos funcionários e sim da gerencia, daqueles que decidem e que apenas tem a preocupação de fazerem subir suas  chifras. E  esquecem que o bom treinamento supervisionado aos seus funcionários é fundamental, para o êxito de uma empresa.


Isso se chama falta de qualidade no atendimento ao cliente.

Nada de errado em querer ganhar dinheiro, mas por favor vamos ganhar dinheiro de forma honesta e tratar bem aquele que é a peça mais importante desta historia.
Sei perfeitamente bem, que o cotidiano de cidades grandes favorecem ao estresse, a agitação, o descaso, salários baixos  e tudo mais, mas  isso não é justificativa.
Como também não concordo inteiramente com a frase "o cliente é rei". O cliente é rei até onde ele também não passar das medidas, e retribuir o mesmo  respeito  e educação a pessoa que esta lhe atendendo.
Empresários  que se preocupam em desenvolver planos de marketing e dar qualidade no atendimento, estão  apenas fidelizando seu  cliente, e mantendo uma boa relação.
 Ainda bem que alguns empresarios ainda continuam espertos e acabam por nos seduzir. E acho que  eles tem toda razão em  investir em seus colaboaradores se modernizando e criando ações para atrair o publico. como no exemplo da  imagem abaixo.
 Afinal quem é que gosta de sair de sua casa, e ainda pagar para ser mal tratado por alguém ?

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Bagdad Café Cinéfilos pelo mundo





Bagdá Café, nos faz mergulhar pelo  universo dos cafés perdidos do deserto americano. Filme cult dos anos 90, mas que ainda  inspira e faz emocionar muitos cinéfilos.
Este filme revela uma sensibilidade a flor da pele. Uma amizade que se inicia e se instala profundamente entre os personagens, tão diferentes e ao mesmo tempo tão parecidos.

Personagens consumidos  por suas  tristezas e fracassos. Uma solidão onde um encontro inesperado redescobrem a alegria de viver e se reconstruir. Fala da amizade que vai se construindo  aos poucos e que  permite  trocar tantas experiências e sentimentos guardados. Claro que é apenas um filme, são personagens fictícios. Mas também também somos de alguma forma personagens e atuamos dentro do cotidiano de nossa comedia ou tragédia. Eu acredito nestes encontros e até prefiro estes acasos. Pela simples razão de eles serem verdadeiros e possíveis de acontecer.

Bagdá Café além de belas imagens, tem um excelente  roteiro, uma boa trilha musical que compõe divinamente o cenário. Com uma linguagem contemporânea  que enaltece a alma.
Para mim que gosto de arte, cinema, palavras, cores e imagens... Tudo isso é um mix perfeito. Com certeza alguns assistiram, outros não e muitos relembram. Caso você nunca ouviu falar ou gostaria de rever.
Fica ai a dica: Bagdá Café. Um Coffee machine ao gosto do deserto americano.




Vou adorar um comentário !