Quando se trabalha com o publico em geral e vendemos um produto ou serviço, queremos que o cliente tenha satisfação, porque isso certamente nos trara benefícios imediatos ou futuros.
Nem todo dia estamos zen e de bom humor, e ainda para ajudar, temos nosso problemas para gerar. Mas é importante lembrar que o cliente nada tem haver com nossas insatisfações pessoais.
Tenho encontrado muitos funcionários que trabalham diretamente com o publico, mas parecem terem esquecido de pequenos gestos que certamente fazem uma grande diferença.
Na capital parisiense, expressões como bonjour, je suis désolée e merci beaucoup, são freqüentes.
O que seria normal, se a mesma qualidade de atendimento fosse dada a turistas ou clientes em geral.
Educação e simpatia não é somente dizer bom dia, sinto muito e muito obrigado, mas também ser amável, auxiliar quando for preciso e deixa-lo a vontade para decidir sua compra ou a escolha do serviço.
Com certeza muitos pessoas ja ouviram com descaso, frases decoradas como estas: Je suis desolée je ne peux pas rien faire pour vous ou ça ne c'est pas mon service. (sinto muito madame, mas eu nada posso fazer por voce ou este não é meu serviço) sinto isso na pele quase que diariamente e não sou turista.
A resposta em outras palavras traduzidas seria algo como, te vira, não tenho nada com isso, não sou pago para isso. As vezes ficamos até com receio de perguntar algo, completamente perdidos e sem saber a quem se dirigir.
Como faço para saber o preço disso ? sim, porque nem sempre o preço esta afixado corretamente ou então, como funciona isso ? existem outros modelos? sim, porque se quero experimentar ou comprar algo, preciso de informações e nem sempre estão ao alcance do consumidor. E eu pergunto, o serviço é de quem ?
Tudo bem, sabemos que existem maquinas para checar preços, para comprar tickets, auto service, mas e os turistas como fazem quando não entendem a língua de Moliére ? sim porque nem todo mundo esta disposto ou sabe falar ingles ou qualquer outra língua do planeta que não seja francês. um pequeno detalhe, estamos na frança e aqui se fala francês. O que resulta em muitos viajantes perdidos com mapas e manuais de bolso a espera de uma boa alma que possa ajudar.
Eu sei que dar informações todo dia é cansativo, mas seria o trabalho de quem, se o serviço não é gratuito? Almoçar num restaurante, viajar de trem, metro, nossas compras no mercado, faturas de telefone, loja ou mesmo a padaria da esquina, nada disso é gratuito. Queremos qualidade no produto, mas também no atendimento. Afinal se não fosse o cliente, o próprio funcionário de vendas ou recepção não teria razão de existir. Seu serviço é auxiliar, atender o cliente e fornecer as informações necessárias. Ou então vamos acelerar, informatizar tudo e dar vagas as maquinas e robôs.
Claro que a culpa não é somente dos funcionários e sim da gerencia, daqueles que decidem e que apenas tem a preocupação de fazerem subir suas chifras. E esquecem que o bom treinamento supervisionado aos seus funcionários é fundamental, para o êxito de uma empresa.
Isso se chama falta de qualidade no atendimento ao cliente.
Nada de errado em querer ganhar dinheiro, mas por favor vamos ganhar dinheiro de forma honesta e tratar bem aquele que é a peça mais importante desta historia.
Sei perfeitamente bem, que o cotidiano de cidades grandes favorecem ao estresse, a agitação, o descaso, salários baixos e tudo mais, mas isso não é justificativa.
Como também não concordo inteiramente com a frase "o cliente é rei". O cliente é rei até onde ele também não passar das medidas, e retribuir o mesmo respeito e educação a pessoa que esta lhe atendendo.
Empresários que se preocupam em desenvolver planos de marketing e dar qualidade no atendimento, estão apenas fidelizando seu cliente, e mantendo uma boa relação.
Ainda bem que alguns empresarios ainda continuam espertos e acabam por nos seduzir. E acho que eles tem toda razão em investir em seus colaboaradores se modernizando e criando ações para atrair o publico. como no exemplo da imagem abaixo.
Afinal quem é que gosta de sair de sua casa, e ainda pagar para ser mal tratado por alguém ?