quarta-feira, 2 de setembro de 2009


Dia cinzento sobre o Quai, ça va quoi!                     Sistema Vélib






Pedalar em Paris pode ser agradável, econômico e pratico, mas atenção!
Apesar de Paris haver inúmeras bicicletas transitando livremente na cidade. O  trânsito é caótico, e o stress viaja na carona.

A primeira vez que vi o Arc du Triomphe com varios carros se cruzando, me lembrei direto de um filme de Jacques Tati. Na cena todo mundo dirigia colado, e seguia contornando o monumento histórico Arc duTriomphe feliz da vida. E nunca consegui entender.Neste dia pude constatar minha impressão, e confesso que ainda não sei como eles conseguem cruzar o senhor Arc francês.

As bikes ou velôs são maravilhosas, nos levam a inúmeros lugares. Em Paris desde 2006 existe o Sistema Velib, funcional e pratico,  alias rapidamente  aderido por muitos franceses e turistas que enfrentam as avenidas e ruas de Paris.

Da minha parte, confesso que adoro pedalar no Quai, parque e ciclovias tranquilas. Prefiro a tranquilidade, nem sempre encontrada nas grandes metrópoles.
Mas para ficar melhor ainda as ciclovias deveriam oferecer maiores proteção aos ciclistas. E o mais importante, ser respeitada por outros condutores de veículos diferentes.
Com boa vontade sempre terá lugar para mais um.


Mas ai.. vem a velha discussão entre os condutores em geral, ninguém respeita e, voïla!
A  confusão ta feita.. e salve-se quem puder!
E não pense que uma simples queimada  pelo sinal vermelho ficara despercebida. A multa é a mesma aplicada para carros. Nada menos que 80 € .


Claro que não desisti de pedalar, sempre que posso vou ao Quai. As margens do Sena  me sinto livre. Dirijo minha velô na minha velocidade maxima, e ainda tenho tempo para fazer um stop  as margens do rio.